

Inversores solar de string com otimizadores de potência

Os otimizadores de energia oferecem uma produção melhor que somente os inversores solar de string, mas tendem a ser um pouco mais caros que os convencionais e um pouco mais baratos que os microinvesores. Os otimizadores de energia são frequentemente considerados um meio termo entre os microinversores mais caros e o inversor solar de string padrão.
Como os otimizadores de energia funcionam?
Ao separar a funcionalidade do inversor solar convencional em dois produtos, o otimizador de potência para maximizar a produção de energia de cada módulo e um inversor solar simplificado que é responsável apenas pela conversão da corrente contínua em corrente alternada e conexão à rede elétrica, a otimização foi capaz de superar as desvantagens inerentes aos inversores solar tradicionais.
A energia captada de cada módulo maximiza a produção de energia por reduzir o mismatch a nível módulo. Ao mesmo tempo que proporciona mais energia ao proprietário do sistema fotovoltaico.
Com o inversor solar otimizado, os proprietários dos sistemas fotovoltaicos residenciais se beneficiam da flexibilidade de projeto. No sistema otimizado, a tensão da string é sempre fixa, independente da temperatura e do comprimento da string, permitindo strings mais longas e reduzido custo de instalação; ou seja, com a otimização pode instalar os módulos com múltiplas orientações/inclinações e potências-pico, e diferentes layouts em uma mesma string.
A flexibilidade de projeto também permite strings mais longas, com até 40 módulos conectados na mesma string (de otimizadores). Estas strings mais longas (com mais módulos) significam menos strings a serem instaladas, o que pode reduzir em até 50% os custos de instalação (com os componentes de integração do sistema).
Outro aspecto importante dos sistemas fotovoltaicos é a segurança. Novas regulamentações estão surgindo e requerem desligamento a nível módulo. Isto, muitas vezes, tem um alto custo de instalação, mas com o inversor otimizado estará embutida no sistema.
No sistema otimizado, sempre que a alimentação CA estiver desligada, a alta tensão em CC da string é reduzida a uma tensão segura. Os Otimizadores de potência reduzem a tensão dos cabos fotovoltaicos para proteção dos instaladores, equipe de manutenção e bombeiros.
Apesar de em alguns locais não haver normas de segurança que contemplem sistemas fotovoltaicos, o proprietário do sistema fotovoltaico pode ter preocupações em relação à possibilidade de não atuação dos bombeiros no combate a um incêndio devido à falta de segurança de um sistema FV convencional; o que pode levar ao cancelamento de uma potencial instalação. Porém, com o mecanismo otimizado, este obstáculo é facilmente superado.
À medida que os sistemas fotovoltaicos envelhecem, o custo de operação e manutenção aumenta para o proprietário do sistema fotovoltaico. Porém, com a gestão de monitoramento a nível de módulo, isto pode se transformar de uma potencial desvantagem em uma oportunidade.
Com o monitoramento do rendimento a nível módulo, alertas automáticos e detecção remota de problemas, os instaladores fazem menos visitas, gastam menos tempo no local, e a disponibilidade do sistema aumenta para o proprietário.